quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A RELEVANCIA DO ENSINO DA EJA PARA EDUCAÇÃO

Para fomentar a importância do ensino da EJA a Secretaria de Educação do MEC elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Indígena, Educação Infantil , Educação de jovens e Adultos e formação de professores.
Uma ampla discussão nacional foi desencadeada em torno desses documentos , cuja principal função é apoiar os sistemas de ensino no desenvolvimento de propostas pedagógicas de qualidade , na perspectiva de uma educação para a cidadania (Parâmetros em Ação,2002).
A partir desses fatos podemos afirmar que esta meta propõe um avanço para o desenvolvimento que envolve a qualificação dos professores , abrangendo as secretarias estaduais e municipais , com o objetivo de implantar programas para suprir as necessidades do ensino da EJA e aprimorar a aprendizagem.
Pesquisas apontam que na década de 1920 surgiu a primeira campanha para erradicação do analfabetismo , mas somente na década de 1940 que a educação de jovens e adultos começou a ser vista pela politica educacional por ganhar espaço na Constituição  de 1934, que instituiu  o ensino primário obrigatório para todos , nesta mesma data surgiu as escolas supletivas .Isto quer dizer que até o ensino primário tornou-se obrigatório para todos a partir  de 1934 antes o analfabetismo era visto como causa de incapacidade intelectual e não como causa econômica , social e cultural.
Na década de 1950 , o analfabetismo  é visto como um tipo de exclusão para a sociedade , pessoas que com idade escolar fora do limite estabelecido ao ensino regular , era marginalizado , incapaz de uma reflexão logica para o convívio em sociedade , ou até mesmo na área profissional.
Na década de 60, com o Estado associado à Igreja Católica, novo impulso foi dado às campanhas de alfabetização de adultos. No entanto, em 1964, com o golpe militar, todos os movimentos de alfabetização que se vinculavam à ideia de fortalecimento de uma cultura popular foram reprimidos.

11 comentários:

  1. Gostei do texto, a nossa sociedade tem preconceito quanto ao Eja, pois é uma oportunidade de a rede de ensino oferece para as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar em tempo hábil, por diversos fatores que contribuíram para que não pudesse freqüentar uma sala de aula. O fato é que se existe essa oportunidade aproveitamos com responsabilidade e comprometimento, pois a educação está ao alcance de todos.

    ResponderExcluir
  2. Oi mileide"
    Durante um longo tempo em nosso país, acreditou-se que seria suficiente ensinar aos alunos as letras, as sílabas, as palavras, a escrita com letra cursiva e que depois, sozinhos, eles teriam condições de ler e escrever todos os gêneros textuais e, assim, continuar aprendendo dentro e fora da escola. Podemos verificar o fracasso dessa concepção não só na quantidade de não-alfabetizados, com na de analfabetos funcionais (adultos que dominam o sistema de escrita, mas que não conseguem utilizar a leitura e a escrita com sua real função de uso) que o sistema gerou, mas também naqueles que teoricamente não fracassaram, já que conseguiram continuar estudando.Daí a proposta de montarmos o projeto Oficinas de Leitura e Escrita, dirigido aos alunos da EJA, com o objetivo de que aprendam procedimentos de escrita e leitura.

    ResponderExcluir

  3. Este texto é simplesmente martaviolhos quando se mdiz respeito a educação. A escola tem como objetivo promover o desenvolvimento humano quando garante o acesso e a permanência das crianças e jovens. Entretanto não é esta a realidade que vemos no Brasil, pois a miséria está tão caracterizada que as pesquisas constantemente afirmam que a educação não é uma prioridade nos grupos sociais mais pobres. A prioridade para esses grupos é a sobrevivência.miséria no país é uma das principais causas do analfabetismo pois ela é a resistencia que impulsiona o desinteresse pelo aprender. Pela necessidade do trabalho as crianças são retiradas da escola para buscarem a sobrevivência não apenas sua mas, de toda a sua família, essa sobrevivência é alcançada por esses pequenos discentes forçando-os a emigrar das escolas para ficarem nas estradas mendigando, ou até mesmo trabalhando, e se submetendo aos rendimentos irrisórios que são destinados aos menores de idade.


    ResponderExcluir
  4. Testo muito bom, EJA é uma modalidade de ensino que visa atender aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluírem os seus estudos em tempo normal, e possibilita ao educando não só uma proposta de linguagem escrita e o conhecimento básico para o acesso a outros graus de ensino, mas a integração social desse indivíduo, se atendo às suas necessidades e objetivos, pois devemos abraçar essa modalidade de ensino com muita responsabilidade só assim vamos mudar nossa educação ou melhor tentar....

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Mileide gostei do seu texto sobre o EJA e bastante sugestivo e desafiador pois como se trata de uma modalidade de ensino que a sociedade não valoriza por tratar de uma menoria e como sabemos todas as menorias tem que lutar muito para alcançar seus objetivos mas nos como educadores temos que ajuda-los sempre que for necessario.

    ResponderExcluir
  6. O ensino EJA nos dias de hoje vem para aquelas pessoas que desejam concluir seus estudos, pois não tiveram a oportunidade não puderem por inumeros fatores, mas ainda existem muitos preconceitos em relação ao EJA.

    ResponderExcluir
  7. O EJA .veio com o objetivo de resgatar as pessoas que pararam de estudar por diversos motivos,mais ainda e difícil de encontrar em algumas escolas.Fui visitar um interior do nosso município e fiquei maravilhada de como a implantação do EJA trouxe de voltar para sala de aula senhoras e senhores que nunca tinha ido a escolar ,os olhos deles brilhavam,fiquei muito feliz.Parabéns Mileide seu texto ta ótimo.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, por todos que comentaram e que de alguma forma ajudaram e compartilharam conhecimentos

    ResponderExcluir
  9. Hoje,as escolas que possuem o curso de Educação de Jovens e Adultos devem oferecer aos educandos a probabilidade de ampliar as competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como a possibilidade de aumentar a consciência em relação à interação com o mundo, desenvolvendo a capacidade de participação social, no exercício da cidadania. Ao estabelecer o ato criativo, o ensino da Arte representa–se como indispensável no universo da Educação de Jovens e Adultos, visto que, o conhecimento tem uma atitude de busca de sentido, criação, inovação. Basicamente, por seu ato criador, as formas de conhecimento humano, ou suas vinculações, faz com que o indivíduo ao organizar sua vida considere os desafios que dela procedem, em um invariável processo de modificação de si e da realidade que o cerca desenvolvendo atitudes de responsabilidade, compromisso, crítica, e conceitos de seus direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  10. os nossos governantes deveriam estar envertindo mais nas formação de educadores para esta atuando na area pois tem poucos profissionais preparados para esta ensinando a sociedade que precisa.

    ResponderExcluir
  11. A educação de jovens e adulto é uma modalidade de ensino do ensino de rede pública no Brasil com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio para as pessoas que não possue idade escolar e oportunidade é importante lembrar que a educação de jovens e adultos estão sendo importante atualmente mais aindfa é preciso fazer muito.

    ResponderExcluir